A Vetor Unitário é uma banda de hardcore, teve início em 2008, na cidade de Tubarão/SC.
No começo era formada por Michel (voz que continua na banda até hoje), João e Jean (que saíram logo depois), os quais eram amigos de infância e queriam tocar músicas das bandas que gostavam como Dead Fish, Ratos de Porão, Bad Religion e NOFX.
Em pouco tempo os covers foram dividindo espaço com as composições próprias, até que em 2010 fosse lançado o primeiro ep da banda, intitulado “Produção em série”.
Com esse ep, a banda fez shows em Tubarão/SC e nas cidades vizinhas como Criciuma/SC, além de participações em coletâneas como a Hardcore Underground (Toke Produções/Cultura em Peso) e Canções Ágeis (CampinasRock)
Os anos de 2012 e 2013 foram de muito ensaio e lançamento de dois singles que estão presentes em dois volumes da Coletânea A Hora Hard (AHH).
Com o passar do tempo, a formação da banda se estabilizou com Michel (voz), Vitor (bateria), Henrique (guitarra) e Blass (baixo) e com essa formação a Vetor Unitário fez em 2015 seu segundo ep homônimo, esse com cinco faixas, das quais se destacam “Impulso” e “Remissão da culpa”, as quais tem o maior número de visualizações no canal da banda e são mais cantadas nos shows.
A partir do lançamento desse ep foi que a Vetor Unitário alçou voos mais altos, como ter suas músicas executadas em rádios da região, shows em festivais como O SUBSOLO ROCK FESTIVAL e em cidades mais distantes da cidade natal, foram com essas músicas também que participaram de apresentações em programas de tv e entrevistas, além de ter as músicas utilizadas como trilhas de produções para o Youtube e programas online.
Em 2016, buscando alcançar um som mais coeso, aconteceu a entrada de um segundo guitarrista, o Gustavo e desde então a banda divide suas atenções entre os shows e a composição de músicas para um novo ep a ser lançado entre o final de 2017 e começo de 2018.
Para esse novo ep, as músicas até aqui tem soado mais rápidas, trabalhadas e pesadas enquanto as letras continuam a cargo do Michel (voz).