Entrevista: ALEFLA

Com 9 anos de estrada e muita experiência adquirida nesse tempo, a banda ALEFLA (Pindamonhangaba – SP) está a todo vapor com o processo de finalização do seu novo álbum “End of the World” que será lançado ainda nesse semestre. A banda mostra muita qualidade e profissionalismo, além de estarem prontos para mostrar seu novo trabalho e preparados para expandir sua base de fãs muito além da cena local. Em entrevista para o JacareZine a vocalista (diga-se de passagem simpaticíssima) Fla Moorey, falou a respeito do processo de gravação/composição desse novo registro e sobre a trajetória da banda

IMG_1889

Primeiramente, gostaria que você fizesse uma breve apresentação da banda para quem não conhece.

Ola Cláudia e pessoal do Jacarezine, gostaríamos de agradecer pela oportunidade e por divulgar o trabalho das bandas.  Somos uma banda de Heavy Metal, iniciamos nossa caminhada em 2004 na cidade de Pindamonhangaba, e atualmente estamos trabalhando no nosso primeiro registro, END OF THE WORLD. No começo a banda era uma reunião de amigos, algo para diversão, mas com o passar do tempo os ensaios começaram a ficar mais direcionados e decidimos nos fixar como banda e iniciar nosso trabalho que dura até hoje.

Qual o significado de ALEFLA?

Começou como uma brincadeira, mas a palavra ALEFLA nasceu da junção das iniciais dos integrantes que fundaram a banda “Alexandre, Leandro e Flávia”, tínhamos vários nomes em mente e pensamos em muda-lo algumas vezes, mas por ser um nome único, entre milhares de bandas que existem, e de fácil pronúncia, decidimos investir e seguir com o nome ALEFLA. Parece que acertamos kkkkk

O novo álbum da banda está sob condução de Tito Falaschi, como que foi/está sendo trabalhar com eles?

Está sendo uma experiência monstruosa, podemos dizer que musicalmente e profissionalmente aprendemos muito. O TITO FALASCHI é o encarregado de todo o trabalho de produção, mixagem e masterização, e desde o primeiro contato soube extrair o melhor de cada integrante nas composições e execuções. Tentamos absorver todos os pontos que ele elogiou, criticou e aconselhou para melhorarmos nosso trabalho, isso na atmosfera musical, visual e na qualidade de apresentação ao vivo e instrumental, foi muito importante pra banda essa parceria, pois além da gravação, conhecemos o JOÃO DUARTE (que cuidou de toda a parte visual da banda) e estamos no cast da MS METAL PRESS (assessoria de imprensa), que será a distribuidora e fará o lançamento de nosso CD. Vale muito a pena buscar um profissional para realizar o registro da sua banda e o TITO FALASCHI nesse meio, heavy metal, é o melhor produtor do país. Deixar a título de curiosidade, somos fãs deles desde o Symbols então imaginem como está sendo essa experiência.

Ainda em relação ao álbum “End of the World” (que será lançado segundo semestre de 2014) como está o processo de gravação e como foi o processo de composição, desde a escolha do nome, arte e o tema.

Atualmente terminamos a gravação das 11 músicas e os trabalhos estão concentrados na Mixagem final. Como iniciamos esse a fase de composições em 2007, existem músicas muito antigas (Killing Sparrow, Battlefield) e outras relativamente novas (Watching Over Me, Seven Sign), as ideias iniciais são apresentadas pelo Alexandre Nascimento e através desse primeiro respiro que a banda trabalha e do corpo as obras.  O interessante destacar que a banda conseguiu uma identidade quando começamos a utilizar as guitarras de 7 cordas, que deram mais peso e profundidade a minha voz. O nome do álbum seria KILLING SPARROW, que foi a primeira composição da banda, mas após a finalização e a releitura das musicas, em conjunto com o TITO FALASCHI, decidimos mudar o nome para END OF THE WORLD e o João Duarte fez a concepção das artes em cima da letra e das propostas que passamos a ele, o resultado foi simplesmente perfeito!!!!!

Fale um pouco sobre as influências da banda.

As principais influências da banda são IRON MAIDEN, METALLICA, MEGADETH, NEVERMORE, STRATOVARIUS, HELLOWEN, AFTER FOREVER, NIGHTWISH, TARJA e MASTERPLAN

 E o mercado de shows?

Há festivais e outros bons eventos espalhados pelo país, porem são pontuais, muitas cidades não possuem um local, ou eventos regulares do estilo, dando prioridade a bandas covers as autorais. Muitos fests são criados por um ou um grupo de amigos que curtem o estilo (Cachoeira Rock Fest, Guaru Metal Fest, Trinka Metal) e na nossa região temos alguns locais que acreditam e cedem espaço para bandas autorais (Cervejaria Obvio, Hocus Pocus) , mas o principal fator que faz o mercado ser restrito é o baixo público comparado a outros estilos musicais.

IMG_0712

Nesses 9 anos de banda quais foram as maiores dificuldades?

As dificuldades sempre fizeram a banda crescer e isso que nos motivou até hoje. Poderíamos citar vários acasos, mas os principais são:

–  7 meses sem baixista e baterista,  mesmo assim continuamos e escrevemos Killing Sparrow e Hope to Live.

– No final de 2013 Julio e Jonathan deixaram a banda, foi uma pancada bem forte, pois as gravações estavam terminadas, todas as músicas ensaiadas e a formação perdurava por alguns anos.

Mas como citado, quando ficamos parados conhecemos Paulo Ferreira, que atualmente é nosso baterista e com a saída do Julio e do Jonathan, Leandro Pimenta (fundador da banda) retornou e Renan Lucena ingressou como novo guitarrista do ALEFLA!!!!

Como você descreveria a cena independente do Vale do Paraíba, em relação a eventos e bandas.

Existem muitos músicos capacitados na nossa região, não teria espaço e memoria para dizer todos, mas existem bandas com trabalho sério, pessoas que procuram realizar algo com qualidade e se preocupam em apresentar isso ao público. Poucos são os eventos que tem um bom som, um local adequado, mas a cena independente está relacionada a isso, o problema muitas vezes é a falta de uma maior união. Nesse tempo que estamos juntos, muitas bandas iniciaram e terminaram sem conseguir deixar algo na memória, muitos locais aconteceu o mesmo, nós do ALEFLA queremos seguir outro caminho, esperamos que nosso registro deixe algo de bom para os ouvintes e ao metal do Vale do Paraíba, e ao Metal da nossa cidade!!

Noticia de primeira mão para o JacareZine.

Temos algumas músicas prontas para um novo registro!!!

Em relação as letras, todos participam da composição?

A maioria das letras é escrita por Alexandre Nascimento.

Como é administrado o tempo da banda? Os membros seguem outras carreiras?

Mantemos uma rotina semanal de ensaios, quando possível, tentamos conciliar nossas agendas com esse nosso trabalho/hobby. Sempre conversamos para marcarmos ensaio e entrarmos em consenso aos assuntos referentes à banda ALEFLA. Cada integrante tem um ramo profissional de atuação, e eles não são musicais, isso interfere muito em nosso tempo dedicado a música, podemos dizer que temos um sonho e fazemos o possível para alimentá-lo com nosso esforço, dedicação e entrega, deixando de lado um laser com a família para uma tarde de estudo ou uma noite de ensaio.

Deixe uma mensagem aos leitores do site e para as bandas que estão na busca do reconhecimento

Não procurem ser os melhores, procurem se dedicar, tocar o que lhe faça bem, façam musicas próprias, escrevam sobre qualquer coisa, se arrisquem e não desista quando alguém dizer que sua banda não é boa (pois criticar é a coisa mais fácil que o homem pode fazer), ou quando alguém desistir do sonho que você tem em mente, você deve acreditar pois expressar sua arte para um olhar atento vale mais que mil críticas!

Grande abraço a todos e sigam nossos meios de comunicação

Instagram / Twitter – @aleflaofficial

Facebook / Youtube– Banda Alefla

Site será lançado em breve – www.alefla.com

Obrigado pessoal da Jacarezine e esperamos uma oportunidade para mostrarmos nosso trabalho na cidade de Jacareí . Grande Abraço \m/

IMG_2172

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s